fazenda_itaim_jose_pereira_rocha_paranhos_foto_cedida_a_andre_moura_por_eronides

Fazenda Itaim pertenceu ao Comendador José Pereira da Rocha Paranhos

fazenda_itaim_jose_pereira_rocha_paranhos_foto_cedida_a_andre_moura_por_eronides

A Casa Sede, Administração e a Capela da Fazenda Nossa Senhora da Conceição do Itaim foram construídas em 1898.

Do final do século passado até aproximadamente 1920 a Fazenda Itaim foi propriedade de José Pereira da Rocha Paranhos, nascido no Rio de Janeiro em 15/01/1848 e falecido no Rio de Janeiro em 14/06/1914. Como curiosidade, o Comendador José Pereira da Rocha Paranhos era primo de José da Silva Paranhos, o conhecido Barão do Rio Branco. A Casa Sede da Fazenda Itaim é conhecida por muitos como “Casarão Paranhos”.

A foto da Fazenda Itaim na época do Comendador Paranhos, e as informações aqui apresentadas foram gentilmente cedidas à família de Odette Gomes Pinto pelo Sr. Eronides.

José Pereira da Rocha Paranhos era pai da Vera, sua esposa se chamava Wolfanga Crissiuma Paranhos, e em solteira, Wolfanga de Almeida Crissiuma.

Referências sobre o Comendador Paranhos e a Fazenda Itaim, no Almanaque Urupês: 

1888 – O Comendador José P. da Rocha Paranhos encontra-se em Taubaté com sua exma. família pretendendo passar alguns meses em sua fazenda do Itaim. (O Liberal Taubateense).

1897  – Com raro brilho realizam-se as festas de Santa Cruz do Barranco, com missa cantada em que prega o Côn. Dr. José Valois (lê-se: Valuá) de Castro a que se segue almoço ao ar livre em cuja mesa entre outros sentam-se o Barão da Pedra Negra (cabeceira), Comendador José da Rocha Paranhos, Major Francisco Gomes Vieira, Vigário Antônio Nascimento Castro, Cônego Benjamim de Toledo Mello, Côn. José Valois (lê-se: Valuá) de Castro, P.e Antônio Gomes Vieira, Dr. Acácio de Araújo e excelentíssimas famílias e outros. (Diário de Taubaté).

1914 –  Noticia-se o falecimento do Comendador José Pereira da R. Paranhos (a família agradece o comparecimento à missa de 7.º dia que já se deu. Não vi outra notícia mais precisa). (O Norte).

1915 – Com a avançada idade de 100 anos morre no Hospital de Santa Isabel o preto Severiano, aqui nascido e antigo empregado da fazenda Paranhos. (Gazeta de Taubaté).

 

Saiba mais sobre a genealogia do Comendador e sobre a Ordem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa.

Um comentário em “Fazenda Itaim pertenceu ao Comendador José Pereira da Rocha Paranhos”

Deixe um comentário